sábado, 4 de junho de 2011

O Cruzeiro

De fato, o hinário O Cruzeiro Universal [1] é composto por 129 hinos [2]. Daimistas antigos afirmam que existem três outros hinos apenas musicados, isto é, a letra existe, mas é conhecida de poucos. Outra versão é que a letra nunca existiu, e nesse caso, Mestre Irineu teria recebido apenas a música dos hinos.

Jaime Wanner


[1]O hinário de Irineu Serra possui pequenas divergências referentes ao seu nome, variando de centro ou região, sem um título "oficial". Na verdade, muitos dos antigos seguidores tiveram seus hinários nomeados, pela irmandade, apenas após fazerem a passagem. [2] o depoimento de Luiz Mendes do Nascimento ele nos conta do hino 52 do hinário O Cruzeiro, do Mestre Irineu: "Completei o meu Cruzeiro com cento e trinta e duas flores. Aí, muitos entendem que ele já estava predizendo a quantidade de hinos que fariam parte do Cruzeiro. Não! Ele não previu isto. Isso foi na sucessão dos hinos que se chegou a 132. Quando ele recebeu este hino, ele cantou assim: Completei o meu Cruzeiro / Com cinqüenta e duas flores / Se tiver alguma de mais / Vós acrescente o meu amor. Quando ele recebeu o próximo, Virgem Mãe Divina, Ele cantou: Completei o meu Cruzeiro / Com cinqüenta e três flores / Se tiver alguma de mais / Vós acrescente o meu amor. E assim sucessivamente, até chegar a cento e trinta e duas flores".

*******************************************************************


No livro "O Mensageiro" do Luiz Carlos de Carvalho Teixeira de Freitas, ele fala sobre esses hinos que não estão no hinário do Mestre. Segundo suas pesquisas, não eram hinos normais, mas sim chamados que ele não ensinava a todos, porque iriam sair por ai cantando e assobiando os chamados sem motivo algum. Ele ensinava apenas para a Dona Percília e sua para sua penúltima mulher, para elas usarem na hora em que o trabalho estivesse pesado mesmo.

Marcus Mantovanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário